Relato - V OpenSpace Rio

May 02, 2011

Nesse último sábado rolou a 5ª edição do OpenSpaceRio. Pra quem não conhece, o evento é uma espécie de desconferência auto-organizada, ou seja, não existe uma programação pré-definida, no início do evento as pessoas escrevem no quadro sobre o que querem falar ou ouvir, e assim se formam os assuntos que serão discutidos ao longo do dia.

Se eu não me engano essa foi a terceira vez que eu participei e como sempre foi ótimo, acho até que foi a melhor de todas. Pra variar o evento começou com um certo atraso e com menos gente que eu imaginava, ainda mais depois de tanta divulgação que ocorreu no FLISOL. O que não prejudicou nem um pouco o evento, pois os poucos que estiveram lá eram referências nas suas áreas de trabalho. Teve até a presença de um desenvolvedor sueco que apareceu por lá interessado no Install Fest de Android que rolou no fim do dia.

Após a definição dos temas que seriam discutidos ao longo do dia, começou a apresentação sobre um projeto de apoio ao empreendedor. Nessa hora estava mais concentrado no netbook pensando nas coisas do site que estamos criando para o #beerblogging, do que na apresentação. Mas no fim compartilho a mesma impressão que o Thiago Belem sobre o que ouvi.

Chegou então a hora do almoço, a melhor parte do dia na minha opinião. Foi muito bom bater um papo com os caras que eu admiro muito na área como o Silvestre Mergulhão, Léo Balter e Thiago Belem.

No início da tarde começou o papo sobre Javascript com o Léo Balter, que mostrou muita coisa legal usando o QUnit. Nessa hora eu e o Pedro Marins puxamos o sprint para melhorar o site do OpenSpaceRio, mas como tinha compromisso tive que sair mais cedo.

Como eu disse o evento foi ótimo, estou cada vez mais animado em não só participar mas como ajudar na organização desse tipo de evento, ainda mais esses tem acontecido na minha universidade, só gostaria de ver mais alunos da UNIRIO por lá também.

E pra quem não foi ao evento, fica aqui meu convite para o próximo.