Nesse último sábado, dia 04 de junho, rolou um evento de destaque no cenário do software livre do estado do Rio de Janeiro. Foi o III Fórum de Software Livre de Duque de Caxias que reuniu mais de 300 pessoas, dentre elas algumas personalidades como Rasmus Ledorf, criador do PHP e Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux Internacional.

Confira logo mais como foi o evento e os bastidores da minha primeira palestra fora da capital do Rio de Janeiro :D

Dando início a programação do dia ninguém mais do que Jon “Maddog” Hall. Queridíssimo por todos da comunidade open source contagiou o público com o seu carisma.

Há dois 2 anos atrás, ouvi pela primeira vez uma palestra sua no ENECOMP (Encontro Nacional de Estudantes de Computação) que rolou em Curitiba. Dessa vez o assunto foi o mesmo, o Projeto Cauã. O legal foi ver que mesmo depois de todo esse tempo ele continua muito empenhado no projeto.

Dizem que a jornada, muita vezes, é mais importante do que o destino.

Por isso antes de contar como foi o resultado da minha palestra, vou contar os bastidores de como fui parar lá na frente dessas pessoas.

Assim que saiu a programação oficial do evento e vi que meu nome constava por lá pensei: “Por que não montar uma palestra sobre HTML5 em HTML5?”

A ideia era boa mas como todo bom palestrante, não tive muito tempo para prepará-la, o que me levou a passar a madrugada de sexta para sábado preparando tudo. Para os exemplos em HTML5 me baseei no famoso HTML5Rocks e assim fui montando tudo ao longo da madrugada.

Às 5:20h da manhã fiz meu último commit no Github e então me deitei por 40 minutos enquanto fazia deploy dos arquivos para o servidor. Acordei às 6h e comecei a me arrumar para a viagem até Duque de Caxias.

Cheguei no centro da cidade às 7h para me juntar aos outros palestrantes em uma van reservada para o nosso transporte até o evento. Às 8h já estavamos no Hotel Mont Blanc, onde já havia uma fila grande para o credenciamento.

Até que finalmente às 11h da manhã, chegava a hora da minha apresentação.

No mesmo horário tinham palestras excelentes no outros auditórios, como a do Rodrigo Padula, membro da GNOME Foundation e da Comunidade Mozilla Brasil, que falava sobre a Mozilla, Firefox e a OpenWeb. E a do Domingos Teruel vindo direto de São Paulo, que falava sobre Wordpress. Mesmo assim a palestra teve um público ótimo e a sala ficou cheia.

Pessoalmente acho que foi bem legal, o feedback depois da apresentação também foi positivo e acho que consegui passar minha ideia pro pessoal.

Se você perdeu, pode ver os slides no endereço labs.zenorocha.com/html5/slides (use as setas do teclado para passar de slide). E se você foi, outros feedbacks são muito bem-vindos nos comentários :)

Sai da minha apresentação e peguei o fimzinho de um Dojo comandado pelo Bernardo Fontes (@bbfontes) que, mais cedo, tinha dado sua palestra “Aprenda a programar, pergunte-me como.”

Depois voltamos do almoço e entramos direto para uma palestra sobre sistemas embarcados com eLua, um projeto bem legal idealizado pelo pessoal da PUC-RJ. Bom para lembrar que existe mundo além do famoso Arduino.

Aí começou um mesa redonda bem interessante sobre Modelos de Negócio em Software Livre e Código Aberto. Pessoal de alto nível desmistificando toda essa história de que não dá pra ganhar dinheiro com software livre.

Mais tarde, o Rodrigo Carvalho mostrou ferramentas muito legais na sua palestra sobre Integração Contínua com Software Livre. E também peguei o finalzinho da palestra sobre Shell Script do Júlio Cézar Neves, da qual me arrependi muito de não ter ido depois de ver o pessoal aplaudindo de pé ao fim da apresentação.

Depois uma das melhores palestras do evento, Tatiana Al-Chueyr (@taty_alchueyr) da Globo.com fez um hands-on de desenvolvimento de aplicativos para Android com Python. Deu até vontade de comprar um Android depois disso.

Rasmus Lerdorf - Criador do PHP

Pra fechar, a tão esperada palestra do Rasmus Ledorf, criador do PHP.

A sala estava completamente lotada e a apresentação melhor do que eu esperava. Ele contou da sua trajetória desde a criação do PHP até as novidades para a próxima versão. Sabia que a trajetória dele, depois de ter saído da faculdade, começou aqui no Brasil trabalhando em uma empresa de Porto Alegre?

Você pode conferir todos os slides em: talks.php.net/show/fsldc

Para finalizar gostaria de parabenizar o Alessandro Silva, organizador do evento pela ótima organização e também mandar meu muito obrigado por ter me proporcionado essa realização pessoal de ter palestrado no mesmo evento que ninguém mais que o criador do PHP e o diretor executivo da Linux Internacional. Valeu cara!

Confira aqui toda a programação que rolou no evento.

“…Gostaria de agradecer a todos pela disponibilidade e por terem aceito o convite de participar do III FSLDC, um evento que é muito mais do que um momento para discussão sobre o Software Livre, mas um avanço no que diz respeito a realização de de eventos dessa natureza e dessa importância em regiões da baixada fluminense…”

- Alessandro Silva, organizador do evento.

Próxima missão: Front in Rio 2011!

Dia 18/06 na Urca, nos vemos lá!

Veja também

Foi ao evento também? Conta aí o que achou :)