Nem tudo que parece igual é realmente igual...
Por ser uma linguagem fracamente tipada, uma coisa que confunde muita gente que está começando com Javascript são os operadores de comparação.
var zero = "0";
if (zero == 0) {
// será que entra aqui?
}
if (zero === 0) {
// ou aqui?
}
O símbolo "igual" possui três papéis diferentes nesse exemplo.
Primeiramente, ele é responsável por uma atribuição de valor na variável zero.
var zero = "0";
Até aqui nenhuma novidade, continua parecido com a maioria das outras linguagens.
Contudo, quando o assunto é comparação precisamos ter um olhar mais atento, pois podemos ter uma comparação comum (==) ou uma comparação estrita (===).
if (zero == 0) {
// será que entra aqui?
// entra sim xD
}
O que acontece aqui é que, como a variável zero recebeu um valor do tipo string, antes de executar a comparação propriamente dita, será preciso uma conversão para um tipo numérico, por isso o resultado da comparação é verdadeiro.
if (zero === 0) {
// ou será que entra aqui?
// entra não :(
}
Agora se a comparação for estrita, nenhuma conversão será feita sem que você mesmo tenha definido isso, portanto o resultado da comparação é falso já que uma string não é igual a um valor numérico.
Na dúvida, saiba que:
- Duas strings são estritamente iguais quando possuem a mesma sequência de caracteres em suas respectivas posições e o mesmo tamanho.
- Dois números são estritamente iguais quando são numericamente iguais (ohh! sério mesmo?). Já o Nan não é igual a nada, nem mesmo igual ao próprio Nan. Zeros positivos e negativos são iguais.
- Dois booleanos são estritamente iguais se ambos são somente verdadeiros ou se ambos são somente falsos (nossa, que novidade).
- Dois objetos são estritamente iguais quando ambos se referenciam ao mesmo objeto.
- Tipos nulos e indefinidos são iguais, porém não estritamente.
Operador de igualdade
Operador de igualdade estrita
Conclusão
Pelo sim, pelo não, use sempre o operador de comparação estrita. Se uma conversão de tipo precisa ser feita, deixe isso explícito #ficadica.