Super Trunfo - Um case de Dados Abertos

Oct 22, 2012

Política é um negócio chato. Nossa geração cresceu presenciando escândalos dos mais diversos tipos na política e com isso desacreditando e desinteressando cada vez mais.

Analisando esse cenário eu e mais dois amigos pensamos: "E se tornássemos a política um pouquinho mais divertida?". Foi aí que criamos o Super Trunfo da Política utilizando dados abertos cedidos pelo governo brasileiro.

Realidade

Vontade

A ideia surgiu da vontade de apresentar algo bem legal na Conferência da W3C. Eu e Bernard de Luna fomos chamados para palestrar por lá, então analisamos a conferência e vimos o foco que ela tinha em Dados Abertos.

Só que não queríamos fazer algo chato, queríamos nos divertir e de quebra conscientizar a população brasileira.

O problema é que nenhum dos dois tinha experiência com a obtenção de Dados Abertos junto ao governo. Convidamos então o João Neto Batista que já tinha trabalhado com algo do tipo.

Viramos diversas noites desenvolvendo e enfim chegamos ao resultado!

Depois foi subir no palco e apresentar o case na conferência.

Próximos passos

E não pára por aí, o desenvolvimento não vai parar só porque já cumprimos nosso objetivo inicial. Na verdade esse é só o começo, vamos trabalhar forte para aprimorar ainda mais o jogo.

Hoje o jogo se limita aos candidatos de São Paulo. Não queremos isso, queremos que o usuário possa escolher em qual cidade quer que as cartas do baralho sejam relacionadas.

Além disso, não queremos limitar a jogabilidade apenas contra o computador, queremos desenvolver um módulo multiplayer, onde você possa convidar seus amigos e jogar contra eles. Viralizando e atingindo cada vez mais pessoas.

Precisamos da sua ajuda

Se você achou a ideia legal, por favor nos forneça feedback sobre o que você achou do jogo e compartilhe entre seus amigos, esse é o melhor modo de atingir mais pessoas e conscientizarmos a população brasileira.

Além disso, abrimos nessa madrugada todo código-fonte lá no Github! Ainda falta organizar melhor o projeto, mas pelo menos já importamos todas as issues e caso você queira dar uma mão, visite: github.com/transparencia/super-trunfo.