Semana passada pude participar de mais dois excelentes eventos que rolaram aqui no Rio de Janeiro. O assunto, como sempre, era tecnologia, só que dessa vez, o foco não era a linguagem X ou Y.

E sim, empreendedorismo e metodologias ágeis. Ambos excedendo minhas expectativas e se destacando por não serem mais um daqueles eventos em que você fica sentado passivamente ouvindo alguém falar, houve muita interação e participação da galera.

Geeks on Beer

Depois da famigerada primeira edição do Geeks on Beer, organizada em tempo record para recepcionar os caras do Geeks on a Plane.

Chegou a vez do evento recordista na quantidade cartões trocados por segundo, alcançar sua segunda edição nessa última quinta-feira, dia 11/08.

O encontro de empreendedorismo, em forma de happy hour, reuniu desde grandes nomes do mundo de investimentos para startups, até geeks cheios de boas ideias na cabeça e disposição para convencer investidores.

Além do clima sempre descontraído, dessa vez rolaram algumas palestras, o que acabou atraindo ainda mais gente para o evento.

Fabio Seixas

Pra começar o sócio-fundador do Camiseteria, iniciou com a palestra “quebrei!”.

Sempre com uma cerveja na mão, contou toda sua trajetória empreendendo e as lições que aprendeu depois de quebrar 3 empresas.

Alex Tabor

Depois foi a vez do CTO e sócio-fundador do Peixe Urbano, apresentar a palestra “mandei bem!”.

Contando as histórias desde primórdios da empresa, os momentos de tensão durante aquela famosa promoção de 1 centavo por produto, até chegar nos números astronômicos que o maior site de compra do coletiva atinge hoje.

Novamente, parabéns aos organizadores Pedro Marins (@pedromarins) e Cadu de Castro Alves (@castroalves) pelo excelente evento.

Agile in Rio

Já no sábado, dia 13/08, rolou o Agile in Rio. Um encontro da comunidade Rio Agile que aconteceu na empresa Ideais.

O dia começou com um case da própria empresa, contando a experiência do uso de Scrum e Kanban aplicado na construção do maior portal de e-commerce da América Latina.

Depois a excelente palestra do Rafael Nascimento (@rafanasil) sobre os fundamentos da agilidade. Olha fazia tempo que não assistia uma palestra tão boa, abordando pontos do manifesto ágil e mostrando como eles podem ajudar nos problemas do dia-a-dia no nosso trabalho.

Já durante a tarde, rolou um workshop extremamente animado, onde simulamos os papéis de cliente e desenvolvedor. Onde, além de rir até não aguentar mais, aprendemos muito nas retrospectivas que aconteciam depois de cada iteração.

Participou de algum desses eventos?

Deixe seu comentário aqui, contando o que achou!

E a próxima missão?

VII OpenSpaceRio! Que por sinal está rolando agora lá no CEFET-RJ e eu já estou atrasado, então até a próxima.