Essa semana tive a oportunidade de participar de dois eventos muito legais que aconteceram nos dias 19 e 21 de maio aqui no Rio de Janeiro. Se você quer saber o que rolou nesses eventos e o que ainda está para rolar, aqui é o lugar.

13º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet

Quando fiquei sabendo desse evento fui logo me inscrever, mas acabei desanimando depois de ver o alto valor da inscrição. Eis que na semana do evento, a Locaweb cedeu alguns convites para a galera do #horaextra e através do Rafael Lima (@rafaelp) e do Ramon Page (@ramonpage) consegui um convite para participar, além do espaço para uma lightning talk (palestra rápida de uns 10min).

Apareci por lá na melhor hora, o coffee break! E já emendei na palestra da excelentíssima Martha Gabriel (@marthagabriel), pra mim a melhor palestra de todo o evento. O assunto foi sobre a relação da criatividade com a inovação, mostrando uns exemplos bem legais na aplicação de QR Code.

Depois fui para o debate sobre empreendedorismo que o Rafael Lima (@rafaelp) tava comandando. O pessoal do #horaextra fez uma bagunça e botou todo mundo pra participar da roda. No final ele apresentou um workshop bem interessante de empreendedorismo, o Bootstrappers.

Almoço reunido com a galera do #horaextra e então palestra do Flávio Pripas (@fpripas). O tema era empreendedorismo digital, outra excelente palestra. Acho que ele acabou usando muito tempo para vender o seu próprio peixe, a empresa byMK. Mas as experiências relatadas foram bem legais.

Aí então começaram as lightning talks. Pedro Marins (@pedromarins) abriu falando sobre o #beerblogging e depois eu falei sobre como construir projetos robustos usando HTML5, você pode conferir os slides da minha apresentação abaixo. As lightnings prosseguiram, mas infelizmente tive que sair mais cedo.

Confira aqui programação completa do que você perdeu (ou não).

16º Encontro de Design e Tecnologia Digital

Esse era um evento que eu estava bem animado para participar, ano passado perdi e dessa vez não queria cometer o mesmo erro.

Estava com grandes expectativas para a primeira palestra do dia com o Léo Balter (@leobalter) que iria falar sobre HTML5 e CSS3. E é claro que as expectativas foram correspondidas, sem dúvida a melhor palestra do evento. Os exemplos sobre cada nova funcionalidade foram bem legais e as referências ao popcornjs.org e butterapp.com impressionaram.

Logo após, mais HTML5 só que agora com o desenvolvedor Microsoft, Murilo Curti (@shinjir). É legal ver que a Microsoft está finalmente se preocupando com seu navegador e sua compatibilidade com essas tecnologias. Também achava que só o Flash estava desenvolvendo aceleração de hardware através da GPU (mais infos nesse artigo), mas descobri que o IE também está nessa (mais infos nesse artigo).

Chegou a hora do almoço e pude conhecer o Cayo Medeiros (@yogodoshi), Ruan Mér (@ruanmer) e o Davidson Fellipe (@davidsonFellipe), referências no mercado de desenvolvimento front-end. A partir daí foi só conversa até o fim do evento (ou quase isso).

Durante a tarde o dojo rolou solto com a galera do #horaextra e pra fechar uma mesa redonda com todos os palestrantes do evento e mais o Henrique Bastos (@henriquebastos) que, como sempre, falou muito e mexeu com o ânimo da galera.

Essa foi a primeira vez que eu participei de um EDTED e adorei bastante, ano que vem estarei de volta. O mais engraçado é que esse foi o evento que eu mais fiquei de pé e fora da sala das palestras, o que foi incrível porque pude conhecer pessoas incríveis.

Confira aqui programação completa do que você perdeu (ou não).

E tem mais!

Vem aí mais eventos irados de tecnologia!

Pra começar tem o VI OpenSpaceRio no dia 28 de maio. Onde pretendo repetir a dose e falar sobre como construir projetos robustos em HTML5.

Depois tem o tão aguardado III Fórum de Software Livre de Duque de Caxias (@fsldc) no dia 04 de junho. Um evento que promete bombar com as presenças de Rasmus Lerdorf, criador do PHP, e o ilustre Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux International. Além da minha humilde presença, palestrando sobre HTML5.

Já no dia 18 de junho, o primeiro evento dedicado exclusivamente a front-end, o FrontInrio (@frontinrio). Onde vou palestrar sobre o seguinte tema “Desbravando o HTML5 Boilerplate”.

É isso aí pessoal, espero ver vocês em todos esses eventos! #vamoquevamo