O primeiro Google Developers Expert do Brasil

Dec 12, 2013

Publicado originalmente no Código Google

No mês passado mais de sessenta desenvolvedores de todo o mundo se reuniram na sede do Google em Mountain View, Califórnia, para dois dias de sessões técnicas aprofundadas com os principais engenheiros do Google. Neste ano, porém, tivemos pela primeira vez um brasileiro entre eles: Zeno Rocha acabou de se juntar aos Google Developers Experts a tempo de participar do encontro anual e teve a oportunidade de compartilhar conhecimento e idéias com vários engenheiros, product managers e developer relations do Chrome.

Mas afinal, o que são Google Developers Experts?

São pessoas da comunidade de desenvolvedores com ampla e reconhecida capacidade técnica em uma tecnologia específica e que, assim como nós, Googlers, demonstram paixão por esta tecnologia e se preocupam em compartilhar seu conhecimento e sua paixão com a comunidade. Com o programa de GDEs, o Google tenta potencializar o papel que estas pessoas têm na comunidade, oferecendo ferramentas e recursos e estimulando a troca de conhecimento.

Na prática, GDEs são pessoas que se tornam referência na comunidade: escrevem código open-source, compartilham conhecimento através de blogs, escrevem para revistas e sites especializados e palestram em eventos relevantes. Os GDEs são divididos por áreas, como por exemplo Android, Chrome/HTML5, Google+ e Dart.

Zeno, nosso primeiro GDE brasileiro, escreve sobre HTML5 para diversos blogs, participa do podcast Zone of Front-enders, palestra em dezenas de eventos globais e é co-fundador da BrazilJS Foundation. Sua conta no GitHub registra dezenas de projetos e contribuições open-source.

Apoiamos os GDEs com a certeza que essa dedicação e paixão continue inspirando outros desenvolvedores. É com esse espírito que damos boas-vindas ao Zeno como representante da comunidade Chrome/HTML5 no programa Google Developers Experts!